sexta-feira, 23 de abril de 2010

Entrevistas

Já foram entrevistadas 5 pessoas no total: três jovens mães e um futuro pai.
Por enquanto tem tudo corrido bem, contudo às vezes é um pouco difícil obter respostas a determinadas perguntas.. Mas é claro que, quando se trata de assuntos mais delicados, as pessoas ficam mais inibidas para falar e, por isso, tentamos pôr os "entrevistados" à vontade, porque de outra forma as entrevistas não seriam úteis.
Três dos jovens que entrevistamos (duas mães e o pai) frequentam a Escola Afonso Domingues, situada no bairro Madre Deus. Fomos lá porque ela nos foi indicada como uma escola com uma grande incidência de gravidez, pelo que a considerámos um sítio interessante para visitar. A entrevista foi interessante.. Como entrevistámos os três ao mesmo tempo houve oportunidade para comparar opiniões e situações, como poderão depois ver no filme que vamos elaborar.
Em separado, foi entrevistada outra rapariga, mãe à 16 meses, que também nos contou a sua história.
Ficámos muito impressionados com estas realidades.. apesar de todo o trabalho que fomos elaborando ao longo do ano, nunca tivemos uma noção concreta e real deste tipo de situações. Ouvir, cara a cara, as histórias destas raparigas permitiu-nos, de certa forma, tocar nesta realidade, sentir a ansiedade que sentiram quando viram o sinal positivo no teste de gravidez, sentir o medo de contar aos outros e de ouvir a sua opinião, sentir o peso da irresponsabilidade nas costas... Todo um conjunto de sentimentos e acontecimentos que os jovens pensam só "acontecer aos outros", quando é precisamente esta forma de pensar que os leva a praticar descuidos graves. Descuidos que poderão conduzi-los a situações inesperadas, que irão alterar por completo o seu rumo. Contudo, é incrivel ver a forma como essas raparigas creceram e amadureceram... Conseguem ser verdadeiras mães e conseguem ver a realidade com bons olhos.
Hoje vamos entrevistar outra mãe adolescente... Veremos que história nos espera.

Sem comentários:

Enviar um comentário